Cláudia Xavier sonha com um futuro melhor para ela e para o filho, João Marcos, e por isso ambos estão investindo em cursos de nível superior na Faculdade Senac. Ana Lysia tem planos de morar na Alemanha com os três filhos e vê na área de Tecnologia uma área promissora para entrar no mercado de trabalho internacional. Jannaly Teles, por sua vez, trabalha como supervisora de cobrança e decidiu fazer a graduação tecnológica em Gestão Comercial para agregar conhecimentos e encarar o mercado, que está cada vez mais exigente e competitivo.
Superação e investimento em estudo
Cláudia Xavier concluiu o Ensino Médio há 25 anos e decidiu voltar para a sala de aula. Enquanto ela está no terceiro semestre da graduação tecnológica em Gestão Comercial, o seu filho João Marcos cursa o primeiro semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ambos na Faculdade Senac. “Nós moramos em um bairro em que as condições de vida são bem difíceis e passamos por muitas privações devido à escassez de recurso, mas eu vejo que a
única saída para modificar esse cenário é estudando”, diz a aluna.
Hoje, o seu objetivo é terminar o curso e começar uma pós-graduação em Logística para se recolocar no mercado de trabalho com maior qualificação. A retomada dos estudos foi desafiadora, lembra Cláudia. “Pensei várias vezes em parar, pois eu achava que não seria capaz, mas graças ao incentivo dos professores e colegas de turma ergui a cabeça, resolvi seguir em frente e hoje estou aqui! ”, comemora.
Mudança e novas tecnologias
Mãe de gêmeos, de 14 anos, e uma menina de sete anos, Ana Lysia Mendes tem 33 anos e estava estudando a língua alemã para ir morar com seus filhos na Alemanha, onde vive sua irmã. Estimulada pelo cunhado, que trabalha na área de Tecnologia da Informação, e pelos pais, decidiu fazer uma graduação antes de começar uma nova vida em solo estrangeiro e se matriculou na Faculdade Senac, na primeira turma de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Assim como diversos empreendedores brasileiros, Ana Lysia tinha um pequeno negócio no segmento de Gastronomia, mas teve de fechar as portas após a pandemia. Foi então que começou a pesquisar cursos rápidos de linguagens de programação, estimulada por parentes e amigos que trabalham nessa área. “Foi nesse momento que surgiu a oportunidade de fazer a faculdade e foi na hora certa! Depois que terminar o curso de Análise e
Desenvolvimento de Sistemas é procurar vaga de emprego na área de TI na Alemanha”, conta.
Para encarar os desafios do mercado
A supervisora de cobrança, Jannaly Teles, trabalha há 30 anos e decidiu fazer o curso Gestão Comercial “para enriquecer e agregar conhecimentos, uma vez que o mercado está cada vez exigente e competitivo”. Felizmente, “o curso está superando as expectativas”.
Como mãe de Dannyel e Lucas, ela lembra da dedicação, atenção e do cuidado com a educação dos filhos. “Eu sempre orientava ao fazer as tarefas e levava os meninos em bibliotecas da cidade, inclusive, a leitura foi algo que despertei neles desde muito cedo”, conta Jannaly. “A recompensa é algo que eleva a minha alma, pois neste Dia das Mães, recebo de presente um filho com o título de Doutor e o outro concluindo sua pós-graduação, ambos na área de educação. Penso como Paulo Freire: A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem”.
O Sistema Fecomércio Ceará, em colaboração com Sesc...
“As ações de dezembro de 2023 mostram que...
No dia 19 de dezembro, 22 alunos celebraram...
Todo estabelecido comercial, seja de pequeno, médio ou...