Faculdade senac

11 de maio de 2023

Mães investem em conhecimento para construção de um futuro melhor

Cláudia Xavier sonha com um futuro melhor para ela e para o filho, João Marcos, e por isso ambos estão investindo em cursos de nível superior na Faculdade Senac. Ana Lysia tem planos de morar na Alemanha com os três filhos e vê na área de Tecnologia uma área promissora para entrar no mercado de trabalho internacional. Jannaly Teles, por sua vez, trabalha como supervisora de cobrança e decidiu fazer a graduação tecnológica em Gestão Comercial para agregar conhecimentos e encarar o mercado, que está cada vez mais exigente e competitivo.

Superação e investimento em estudo

Cláudia Xavier concluiu o Ensino Médio há 25 anos e decidiu voltar para a sala de aula. Enquanto ela está no terceiro semestre da graduação tecnológica em Gestão Comercial, o seu filho João Marcos cursa o primeiro semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ambos na Faculdade Senac. “Nós moramos em um bairro em que as condições de vida são bem difíceis e passamos por muitas privações devido à escassez de recurso, mas eu vejo que a
única saída para modificar esse cenário é estudando”, diz a aluna.

Hoje, o seu objetivo é terminar o curso e começar uma pós-graduação em Logística para se recolocar no mercado de trabalho com maior qualificação. A retomada dos estudos foi desafiadora, lembra Cláudia. “Pensei várias vezes em parar, pois eu achava que não seria capaz, mas graças ao incentivo dos professores e colegas de turma ergui a cabeça, resolvi seguir em frente e hoje estou aqui! ”, comemora.

Mudança e novas tecnologias

Mãe de gêmeos, de 14 anos, e uma menina de sete anos, Ana Lysia Mendes tem 33 anos e estava estudando a língua alemã para ir morar com seus filhos na Alemanha, onde vive sua irmã. Estimulada pelo cunhado, que trabalha na área de Tecnologia da Informação, e pelos pais, decidiu fazer uma graduação antes de começar uma nova vida em solo estrangeiro e se matriculou na Faculdade Senac, na primeira turma de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Assim como diversos empreendedores brasileiros, Ana Lysia tinha um pequeno negócio no segmento de Gastronomia, mas teve de fechar as portas após a pandemia. Foi então que começou a pesquisar cursos rápidos de linguagens de programação, estimulada por parentes e amigos que trabalham nessa área. “Foi nesse momento que surgiu a oportunidade de fazer a faculdade e foi na hora certa! Depois que terminar o curso de Análise e
Desenvolvimento de Sistemas é procurar vaga de emprego na área de TI na Alemanha”, conta.

Para encarar os desafios do mercado

A supervisora de cobrança, Jannaly Teles, trabalha há 30 anos e decidiu fazer o curso Gestão Comercial “para enriquecer e agregar conhecimentos, uma vez que o mercado está cada vez exigente e competitivo”. Felizmente, “o curso está superando as expectativas”.

Como mãe de Dannyel e Lucas, ela lembra da dedicação, atenção e do cuidado com a educação dos filhos. “Eu sempre orientava ao fazer as tarefas e levava os meninos em bibliotecas da cidade, inclusive, a leitura foi algo que despertei neles desde muito cedo”, conta Jannaly. “A recompensa é algo que eleva a minha alma, pois neste Dia das Mães, recebo de presente um filho com o título de Doutor e o outro concluindo sua pós-graduação, ambos na área de educação. Penso como Paulo Freire: A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem”.